A proposta principal da campanha Wladimir 50042 é realizar uma gestão totalmente diferente de todos os mandatos na Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis e, até onde sabemos, de todas as cidades brasileiras. Wladimir não será o “dono do mandato”. A partir do dia 1º de janeiro de 2021 será implantada uma plataforma digital de participação e definição de todas as ações do mandato.

Uma experiência muito interessante e que nos inspira é a do DemoEx (Democracia Experimental), um partido surgido na Suécia, como outra referência importante para nós, o Partido Pirata. A proposta do DemoEx foi lançada durante um seminário denominado “TI – Tecnologia da Informação e a Democracia”, realizado em outubro de 2000, numa escola de Vallentuna, um subúrbio de Estocolmo. Esse partido concorreu às eleições municipais em setembro de 2002 e obteve um assento na Câmara Municipal de Vallentuna. Atualmente o sistema opera de forma que o representante eleito para a Câmara vote de acordo com os resultados das votações online feitas pelos membros do partido. Qualquer pessoa que se identifique com o nosso mandato poderá apresentar sugestões, Projetos de Lei, Moções e Requerimentos. As ideias serão debatidas em um ambiente colaborativo online criado para contemplar tanto a participação presencial quanto a participação virtual. A definição do voto na Câmara se dará também através desta plataforma. Wladimir votará de acordo com as posições definidas neste ambiente, não indo, obviamente, contra os Princípios do Mandato, o Estatuto do Partido no qual está filiado – o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) – e os Princípios da Frente Democrática por Floripa expressos na candidatura do Professor Elson Pereira 50.

Com a realização dessa experiência de participação direta das eleitoras e eleitores na participação das políticas públicas, também queremos influenciar para que a própria Câmara repense seu funcionamento e queremos influenciar os próprios partidos para que incorporem práticas que aprofundem a democracia interna e possibilitem mais a participação de seus filiados e militantes.

Ajude a fazer história, participe de nossa campanha! Queremos VOCÊ NA CÂMARA em 2021!